LUPPA – UFRJ

Participe do futuro da UFRJ: Plano Diretor 2030

O Plano Diretor 2030 da UFRJ está em processo de revisão e o LUPPA quer te ajudar a ficar por dentro de tudo que está sendo discutido e mostrar a importância da  sua participação na atual etapa de elaboração do Plano!

O Plano Diretor da UFRJ trata-se de um documento que orienta o desenvolvimento da instituição, ordenando e planejando a gestão de seus recursos de forma a desenvolver tanto o espaço da Universidade como do ambiente ao seu redor.

🌐 clique aqui para visitar o site oficial do Plano!

O Gabinete da Reitoria, por meio da Portaria 10.750/2019, designou o Comitê Técnico, que é formado por docentes, técnicos-administrativos e discentes, para a revisão do PD anterior e elaboração do novo Plano Diretor UFRJ 2030. Este Comitê é constituído por 3 comissões: Comissão Técnica de Urbanismo e Meio Ambiente, Comissão de Comunicação, Comissão Técnica de Viabilidade Jurídica e Econômica; e 6 grupos temáticos: Diretrizes e parâmetros urbanos e arquitetônicos, Meio ambiente, área verdes e infraestrutura urbana, Mobilidade e transporte, Patrimônio e cultura, Segurança, Recursos financeiros, cessões legislação e Viva UFRJ.


▪ ETAPAS

O processo de revisão do PD está acontecendo em 5 etapas:

  1. Estruturação do processo;
  2. Análise e síntese da situação atual;
  3. Diretrizes e Estratégias;
  4. Elaboração;
  5. Monitoramento.

Na etapa de estruturação dos processos iniciaram-se as atividades do Comitê e foram definidos a metodologia, o plano de trabalho e os princípios norteadores, além da produção de um caderno inicial para avaliação dos recursos disponíveis para cada Grupo Temático; Durante a análise e síntese da situação atual as comissões elaboraram mapas detalhados sobre cada Campi e Unidade da UFRJ, (disponível nesse link aqui!) para auxiliar no entendimento do contexto em que se encontra, dando início à definição de metas e planos para cada área dos Grupos Temáticos, além do início das consultas ao corpo social.

Na fase atual de definição das diretrizes e estratégias estão ocorrendo ciclos de palestras e eventos para a conclusão conjunta à sociedade das intenções finais de cada Grupo Temático, com projetos já muito bem estruturados para o futuro da Universidade;  Já na fase de elaboração, todas as metas e planos serão definidos e oficializados em documentos, que serão apresentados formalmente ao Conselho Universitário da UFRJ (Consuni), órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade e o responsável por autorizar e efetivamente implementar as mudanças do PD 2030; e finalmente, durante o monitoramento, após autorização pelo Consuni, o Plano Diretor será implementado e, se necessário, feito revisões em suas diretrizes de acordo com as necessidades da faculdade pelo tempo em que vigorar.


▪ MAPAS INTERATIVOS

No próprio site do Plano Diretor é possível visualizar, através de mapas detalhados, a categorização de cada Campus da UFRJ subdividido entre os 6 temas elaborados pelas comissões.

Infraestrutura de contenção de incêndios na Praia Vermelha

Através desse link, você pode ter acesso completo às miniaturas dos mapas e explorar todos os Campi da universidade, analisando projetos pendentes, infraestrutura das obras, rotas

Cobertura vegetal na Cidade Universitária

de transporte disponíveis, cobertura vegetal dos locais e muito mais!

 


▪ PRINCÍPIOS

O Plano Diretor está sendo construído baseado em 9 princípios norteadores, que guiarão as metas a serem definidas para o futuro da universidade:

  • Visão estratégica e institucional
  • Biossegurança
  • Sustentabilidade socioambiental e econômico-financeira
  • Acessibilidade
  • Integração interna na UFRJ e com a cidade
  • Promoção do bem-estar, de convívio e de inclusão social através dos espaços físicos
  • Construção coletiva
  • Inovação e experimentação
  • Transformação digital

Durante a XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC), em março de 2021, os membros do corpo técnico de elaboração do Plano Diretor apresentaram sua preocupação em alinhar metas e princípios com a realidade financeira atual da Universidade em meio à pandemia d

o Coronavírus, dando prioridade à finalização de obras inacabadas do antigo Plano Diretor 2020 e gerindo, da melhor forma possível, os enormes espaços da Instituição.  – VICTOR CAMPOS, João. O que muda com o Plano Diretor UFRJ 2030?. site oficial do Plano Diretor, 21 julho 2021.

“Diferentemente do Plano Diretor UFRJ 2020, não vamos focar em novas obras e expansão. Precisamos manter e qualificar a Universidade que nós já temos. Queremos tornar a UFRJ uma universidade ainda mais inteligente e eficiente.” – Walter Suemitsu, Coordenador do Comitê Executivo do PD 2030.


▪ TEMAS CENTRAIS

 

Durante a JICTAC, os coordenadores dos respectivos grupos temáticos apresentaram  as principais ideias discutidas durante esse período de elaboração, os quais ficaram divididos nos seguintes temas:

 

– Diretrizes e parâmetros urbanos e arquitetônicos

Coordenadora: Profª Vera Regina Tângari (FAU/PROARQ-UFRJ)

A preocupação central é a valorização de todo o ambiente universitário e seu entorno com a finalização de obras não concluídas dos planos anteriores, principalmente do PD 2020, garantindo a regulamentação correta desses espaços e revivendo campi e unidades isoladas existentes com foco na preservação ambiental, assistência estudantil e incentivo à atividades de cultura, esporte e lazer. A partir daí, poder pensar novos projetos como a revitalização do museu nacional após o trágico episódio do incêndio e a relação da vila dos funcionários com o ambiente da universidade.

– Meio ambiente, áreas verdes e infraestrutura urbana

Coordenadora: Profª Susana B. Vinzon (DRHIMA/Poli)

A intenção do grupo é discutir com especialistas e o corpo social da UFRJ uma gestão sustentável dos ambientes interno e externo da universidade, melhorando a qualidade ambiental e racionalizando os custos, com projetos nas áreas de saneamento, energia, resíduos, ecossistemas, que estejam alinhados com a Agenda 2030 para a sustentabilidade.

– Mobilidade e transporte

Coordenador: Arq. Ivan Ferreira Carmo (CT)

O compromisso do grupo é de avaliar todo o cenário atual de conexão dos Campi e unidades da UFRJ, propondo soluções de mobilidade e acessibilidade em todas as escalas, internamente, entre cada um dos Campus e suas respectivas ligações com as cidades em que estão situados, além disso, o grupo se propõe a priorizar soluções ambientalmente sustentáveis.

– Patrimônio e cultura

Coordenadora: Andréa de Lacerda Pessôa Borde (PROURB/FAU)

A ideia central proposta é da valorização de toda a trajetória da universidade, na intenção de superar o PD 2020, que focou na expansão dos Campi e unidades, buscando valorizar e conservar imóveis, lugares de memória, museus e acervos já existentes.

– Segurança

Coordenador: Profº Wendell Diniz Varela (FAU)

O GT de segurança trabalha subdividido em segurança predial e segurança urbanística, a preocupação do grupo é de identificar possíveis riscos nas estruturas da UFRJ e propondo soluções que garantam o bem estar social no ambiente universitário.

– Recursos financeiros, legislação, Viva UFRJ e cessões

Coordenador: Profº Luiz Carlos Delorme Prado (IE)

Com a pandemia do Coronavírus o GT ganhou uma responsabilidade enorme para o bom funcionamento do Plano Diretor 2030, de viabilizar sua realização nas dimensões econômica e legal. O grupo percebe um provável cenário de queda da receita orçamentária da UFRJ e por isso deve buscar fontes adicionais de renda para conseguir suprir os gastos de manutenção e investimentos futuros, é ainda mais urgente que os Grupos Temáticos tenham prioridades muito bem definidas e tenham muito cuidado com proposições de novas construções e expansões dentro dos Campi e unidades.


▪ COMO PARTICIPAR?

A participação da sociedade civil é essencial na construção das metas para o futuro da universidade e, pensando nisso, o corpo técnico disponibilizou através do próprio site do Plano Diretor diversas formas de participação. A qualquer momento você pode enviar sugestões, dúvidas, elogios ou críticas através do link: https://planodiretor.ufrj.br/participe/sugestoes-duvidas-elogios-e-criticas/, além de participar diretamente de pesquisas e consultas públicas que ainda estão acontecendo.

O último evento ocorreu na quarta-feira, dia 13 de outubro: o Comitê Técnico do Plano Diretor 2030 UFRJ convidou toda a comunidade acadêmica e sociedade civil a participar do “Escutas Plurais”, a fim de garantir a construção coletiva das diretrizes que irão definir o futuro da universidade, aconteceu de forma remota e foi transmitido ao vivo pelo Youtube, através do canal da Universidade.

Durante o evento, o corpo social teve a oportunidade de interagir com os coordenadores de cada um dos Grupos Temáticos apresentados, sugerindo ideias e trabalhando para elaborar metas que beneficiem a sociedade como um todo.

♦ você pode acompanhar a realização de novos eventos e todas as notícias relacionadas ao Plano Diretor 2030 por aqui!


▪ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Durante a apresentação da elaboração do Plano Diretor 2030 ao corpo acadêmico da UFRJ e a sociedade civil, o próprio Walter Suemitsu, Coordenador do Comitê Executivo do PD 2030 da universidade, comentou que pretende alinhas todas as metas dos Grupos Temáticos à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável adotada pelos 193 países membros das Nações Unidas.

 

O que você achou dessa iniciativa? Comenta aqui!

 

Fontes: Site Oficial PD UFRJ 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *