Consumo Consciente: uma reflexão necessária

Em 2009 o dia 15 de outubro foi instituído como o Dia do Consumo Consciente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo deste dia é chamar a atenção da sociedade para os riscos da produção e do consumo exagerados. Um produto ou serviço consciente deve minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, a emissão de poluentes e a geração de resíduos.

Todo consumo gera um impacto na economia, no meio ambiente e na vida humana. Por isso, a necessidade da consciência focada no consumo tornou-se imprescindível para que uma vida sustentável e não nociva seja possível. E para entender o que é consumo consciente, é preciso primeiro perceber que cada compra ou consumo de serviço traz uma consequência, que pode ser positiva ou negativa.

Os consumidores precisam estar bem informados para fazer escolhas mais sustentáveis e optar pela forma correta de descartar os resíduos. Exercer o consumo consciente é contribuir voluntariamente e solidariamente para a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Assim cada um pode aumentar seus impactos positivos e diminuir os negativos que são causados pelo consumo exacerbado e inconsciente. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o consumo sustentável é aquele que envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, que garantiram emprego decente aos que os produziram e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Além disso, pode-se incluir a rejeição de produtos baseados em recursos não renováveis e a rejeição de bens nocivos.

O consumidor é a ponta final do ciclo de produção e com algumas atitudes é possível exercitar o consumo sustentável e minimizar as consequências ambientais do consumo exagerado.

O que você pode fazer para contribuir:

– Planeje suas compras;

– Reutilize produtos e embalagens;

– Privilegia produtos duráveis;

– Evite o desperdício de água e energia;

– Separe o seu lixo;

– Evite mercadorias com muitas embalagens;

– Não compre produtos piratas ou contrabandeados;

– Avalie os impactos do seu consumo;

– Divulgue o consumo consciente.

Com essas e outras diferentes atitudes é possível minimizar o impacto do consumo desenfreado no planeta. O consumo consciente é parte de toda sociedade que preza pelo desenvolvimento sustentável e é um passo importante para a construção de uma Economia Circular.

ODS relacionados: