LUPPA – UFRJ

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Os desafios da gestão compartilhada do saneamento na região metropolitana do Rio de Janeiro

20 / setembro / 2021 - 15:00 - 17:00

Participantes: ABES, AEGEA, IGUÁ, CEDAE, AGENERSA e IRM – Instituto Rio Metrópole

Moderador: Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Rio de Janeiro (ABES-Rio).

 

Palestrantes

  • Bernardo Santoro, presidente do Instituto Rio Metrópole – IRM;
  • Vladimir Paschoal de Macedo, Conselheiro da Agência Reguladora de energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro;
  • Paula Violante, diretora de Engenharia Iguá Saneamento;
  • Alexandre Bianchini, diretor presidente da Águas do Rio;
  • Leonardo Soares, diretor Presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro – CEDAE

Assista!

 

 

Mais sobre os participantes:

Miguel Alvarenga Fernández y Fernández – Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e Mestrado em Engenharia Urbana na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é engenheiro civil hidráulico da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento.

Bernardo Santoro – Advogado e mestre em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi professor de Economia Política e Direito Administrativo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mackenzie-SP. PRESIDENTE DO IRM, Santoro foi Assessor Especial do Governador, é membro especialista do Instituto Millenium (RJ) e membro do conselho editorial da revista acadêmica Mises do Instituto Mises (SP). Como gestor, atuou como vice-presidente de finanças do Clube Botafogo de Futebol e Regatas, onde reduziu a dívida em mais de 150 milhões de reais.

Vladimir Paschoal de Macedo – Especialista em gestão pública e mestre em engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Vladimir Paschoal é engenheiro de produção pela Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS/Funemac) e técnico de eletromecânica pelo IFF. O conselheiro iniciou suas atividades profissionais nos anos 1990, no gerenciamento do planejamento e execução de obras em plataformas de exploração de petróleo on e offshore. Com uma ampla experiência no setor público, foi gerente de projetos na Prefeitura de Municipal de Macaé, atuando na administração, captação de recursos, sistema de monitoramento de metas e indicadores e gerenciamento de projetos. O engenheiro também foi subsecretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação da Prefeitura de Rio das Ostras e consultor na Prefeitura de Cabo Frio, ambos municípios da Região dos Lagos, desempenhando diversas atividades, dentre as quais o gerenciamento de projetos, e sistema de monitoramento de metas e indicadores. Desde maio de 2018, o conselheiro é professor de Inovação na Gestão Pública da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro

Paula Violante – Engenheira química pela Universidade Federal de São Carlos Mestre em hidráulica e saneamento pela Universidade de São Paulo sob co orientação do CIRSEE – International Research Center on Water and Enviromental. Atuou por 22 anos na Odebrecht/Suez nos diversos contratos de saneamento nas áreas de engenharia; operações de água e esgoto; e direção de contratos (Limeira; Cachoeiro Itapemirim; Centro de operações regional; Porto ferreira; Rio Claro e Santa Gertrudes). Especialista em due diligence para avaliação e aquisição de novos negócios. Participação no grupo de elaboração da portaria 11.445 para potabilidade de água para consumo humano. Relatora da norma ABNT, referente ao uso de sais de fosfato na água para consumo humano. Examinadora, examinadora relatora, e examinadora sênior, pela Fundação Nacional da Qualidade, e Prêmio Íbero Americano, no período de 2001 a 2007. Atual Diretora de Engenharia Iguá Saneamento.

Alexandre Bianchini – Com 30 anos de experiência na área de saneamento e com sólida experiência em implantação, operação e gestão de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, o engenheiro civil Alexandre Bianchini é o novo executivo da Aegea. Ele assume o cargo de diretor executivo. Bianchini cursou Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Leonardo Soares foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do governo estadual do Rio de Janeiro. Ele foi diretor de Inovação na Agência de Fomento do Município do Rio de Janeiro (Fomenta Rio) até setembro de 2020 e coordenou e implantou programas como Desafio COR, Smart City, Smart People e o LABGOV, para incubar até 144 startups por ano no Centro de Operações Rio, da prefeitura carioca. Atualmente é o Diretor Presidente da CEDAE.

Detalhes

Data:
20 / setembro / 2021
Hora:
15:00 - 17:00
Categorias de Evento:
, ,
Evento Tags:
, ,
Website:
http://abes-dn.org.br/?p=35582

Local

Online

Organizador

ABES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *